segunda-feira, abril 21, 2008




Como imaginar que podemos ser livres se no Brasil a única que possui liberdade é a impresa. Sob a bandeira da liberdade de imprensa os nossos meios de comunicação de massa (televisão, jornal, revista e rádio) tem aproveitado de um dogma do Capitalismo para cada vez mais se apoderar das vidas das pessoas.

Definitivamente não desejo o sistema Comunista. O que não admito é que a imprensa aja como a justiceira em uma nação que cresceu conforme o desejo de pouquissimas pessoas. Até hoje são apenas duas para sermos mais exatos: Assis Chateaubriand e Roberto Marinho.

Ambos foram dois grandes capitalistas, entretanto, selaram o destino de mais de 2/3 de nossa RÉ-publica.

Infelizmente sou obrigado a credenciar a essas duas pessoas o fato de o Brasil ser um pais que ainda necessita muito como sociedade, pois foi com uma metodologia simples, mais degradante que ambos utilizaram os seus meios de comunicação para manter a opinião pública de nosso pais de acordo com interesses que muitas vezes não respeitavam o bem comum.

Porque nunca criticamos ao senhor Carlos Lacerda que precionou Getúlio Vargas e após jogou o Brasil nas mãos da Ditadura, atacando o João Goulart?

Porque somos E a melhor, porque nunca ficamos sabendo que a Globo nunca mencionou algo sobre fechamento da TV EXCELSIOR?

Somos uma nação que é programada para não evoluir e não estou defendendo teorias conpiratórias, mas utilizando-se de fatos:



  • O Brasil quando estava no melhor fase da Monarquia acabou com esse sistema de governo para iniciar uma mal concebida República.


  • O Brasil quando teve um presidente nacionalista (Getúlio Vargas) preferiu defender as opiniões de um mero jornalista com interesses alheios a profissão ( Carlos Lacerda).


  • O Brasil engessou o Judiciário, inflou o Legislativo e atracou o Executivo aos 2 primeiros poderes, entretanto, deu ampla liberdade a imprensa, porque?


  • Porque no Brasil é fácil gastar bilhões em publicidade e salários (auto concedidos), mas quando o assunto é milhões para a saúde, educação e segurança temos que ter a aprovação do Congresso que é mais preocupado com os próprios partidos do que com o Brasil e isso desde Mal Deodoro?

Bom, para encerrar fica a minha sugestão. Aos gaúchos: cuidem muito bem os comentários de nossa maior transmissora de massa de nosso estado. Embora parece ser democrática, seus analistas políticos tendenciam os telespectadores a adotar seus pensamentos e esta recheada de pontos de vistas unilaterais favoráveis a uma pequena oligarquia.


A todos: Independentemente de gostarem ou não de nosso atual Presidente (pasmem, mas já empunhei uma bandeira do Collor), acompanhem que em menos de oito anos o Brasil deixou de ser um pais coadjuvante e dependente de esmola para ser uma nação admirada e credora global. A imprensa não tem interesse nesse novo Brasil, pois com o desenvolvimento da nação o Brasil passa a ser menos vulnerável a ela e com a melhora de nossa sociedade, a busca por conhecimento e informação passa a ocorrer de forma ampla. Prescisamos urgentemente acompanhar o nosso Brasil, pois a despeito de todas as piadas que a imprensa faz de nosso pais, ele está crescendo e prescisa cada vez mais que seus cidadãos despertem para o futuro que nos aguarda.


Se não atingirmos a conscientização, vamos votar como a imprensa deseja e ai o Brasil vai passar mais 500 anos colonizado e servindo apenas para piadas "globais" na telinha de sua televisão.


Pedro Souza



Nenhum comentário: